HOME
Recursos biogenéticos
Lugares turísticos
Costumes Étnicas
Eventos importantes

Informacão Turística

Dez momentos românticos
        Costumes Etnicas
 
 

Canções e dançãs

   O povo tibetano de China é um povo que canta e baila,a terra tibetana é a terra de cantos e bailes.O povo tibetano não canta só nas festas senão vive com as canções,Sem exagerar-o,pode dizer que o povo tibetano vive cantando e bailando,há canções para tomar licor, tomar té,caminhar,trabalhar.E a água de Jiuzhaigou toca a musca melodical todo o ano,as estções de Jiuzhaigou cantam também, as ávores de Jiuzhaigou bailam de noite ao dia,os pássaros cantam interminaeis todos os dias.É ésta magnífica terra que alimenta a natureza musical da gente de Jiuzhaigou ,quando visita Jiuzhaigou , penetra-se no mundo de danças e canções.
   
 

Virar o copo de licor

     Em Jiuzhaigou , a gente sempre convidam aos visitantestomar o licor.Cada familia tibetanatem o seu proprio licor de qingke preparado,no momento de tomar licor ,o patão da familia moja o seu dedo médio,e salpica gotas de licor para acima,abaixo e o medio,significam saúdar para o céu,a terra e os padres.Logo convida ao visitante a virar o copo de licor ,se o visitante não toma ou toma pouco ,canta-se as canções de “virar o copo de licor”.
   
 

As Canções das montanhas

    As canções das montanhas tém os som altos, elegantes,fortes,são muito características da vida natural do planalto.Especialmente as canções de dos a dos,é o recreio que quase todos participam com passão,podem ser uma“dos a dos”entre pessoas ou entre vias,ou também entre homens e mulheres,tém varios e abundantes ritmos.
   
 

Trabalhar

      A gente de Jiuzhaigou cantam no trabalho ,ás vezes também bailam ,a canção da-lhe ritmo ao trabalho.Cada tipo de trabalho,a cultivação , o pastoreio,a consturcção das casas, tem um estilode canções que acompanam-o. Depois da fundação da zona turística internacional deJiuzhaigou,o povo já não cultiva e tão-pouco pastoreia,mas agora recebe aos vistantes de Jiuzhaigou com as suas canções.
   
 

flauta & pieza

     A flauta de bambu ,é um instrumento musical que levam-se os jovens.Feita com a bambu frecha ,tem um bonito som claro, que escutam-se nas serras e as vales de Jiuzhaigou.
   A pieza bucal de bamboo ,é um instrumento musical que levam-se as nulheres,é normalmente regalo do noivo ou do amante.Tem uma longura de 8 cm ,aornado com talhaduras,conserva-se com uma delicada bolsa.
   
 

As dançãsGuozhuang

   A Guozhuang é a dançã mais famosa em Jiuzhaigou.Segundo a hist+oria tibetana,na época do século 3 ,a vida do povo tibetano estava chia das canções e as danças.Os primeiros bailes tibetanos eram a dança que rodeiava o fogo campestrs,ésta dança que baila-se formando circulos acompana ao povo durante a sua longa história.
   A Guozhuang clasifica-se em ,Guozhuang dos templos, Guozhuang pastoral e Guozhuang campestre. A Guozhuang dos templos bailam-se nas festas religiosas ou nas importantes cerimônias budistas,são muito serias,os peregrinos bailam ante o Buda como um sacrificio para sua vida que vemvir.A Guozhuang pastoral e a Guozhuang campestre,são bem entusiasmadas e inquieta,especialmente nas festas,os homens ponem-se o clásico pantalon gordo,as mulheres bailam deixando a manga dereita solta,a gente cantam, pateam e bailam até muito tarde da noite.
   A gente de Jiuzhaigou não bailam só a Guozhuang,senão convidam a os turistas abailar junto com eles,quando bailam a Guozhuang a gente tomam-se as suas mãos formam circulos,um dentro do outro,no o ponto culminante a gente bailam,cantam e pateam.A Guozhuang de Jiuzhaigou transmitem a todos os participantes uma forte sensação de vigor,sublimitade e passão.
   
  Teatro tibetano
   O teatro tibetano é outra forma de dança pública da cultura tibetana.Está caracterizada pelas máscaras dos actors.Segundo diz,foi creado pelo famoso monge Tangdong Jiebu do século 15.Quando Tangdong Jiebu visitou Tibet,sintiu a inconveniência de transporte ,decideu construir pontes de cables de cadenaspara cada rio,reuniu-se com outros 7 hermanos que conhecem-se em Tibet,comenzaram a atuar através da bailes e das canções os contos religiosos e os históricos,assim educavam a gente.Os monges tibetanos comovidos pela actitudude,aportaram dinheiro e ferros pela construcção,seguendo as obras das pontes ,o teatro tibetano transmitiu-se per toda a região.
   As máscaras do teatro tibetano são muito especiais ,cada cor tem o seu proprio significado,por exemplo,a máscara azul e a negra representam o povo trabalhador,a vermelho representa o rei,a verde representa a raiha,a amarela o sagrado Buda ,a semi-branca e semi-negra refere ao traidor o a bruxa.No teatro tibetano,os actores atuam também papeis de animais,portanto há muitas máscaras animais,os animais que figuram possuem misteriosa cor religiosa e formam parte do totem tibetano.
   
Copyright 2005 © Jiuzhai.com All Rights Reserved