HOME
Recursos biogenéticos
Lugares turísticos
Costumes Étnicas
Eventos importantes

Informacão Turística

Dez momentos românticos
        Costumes Etnicas
 
  As Festas
   A festa mais importantes de Jiuzhaigoué a do ano novo do calendario luar.As amas de casa comemzaram a preparação muitos dias antes da chegada do ano novo.Todos fazem a tarea de limpeza,e decoram as casas com desenhos de deus e de 8 desoros.Durante o periodo da festa do ano novo, na véspera reunése toda a familia para cenar-se juntos,o primeroe o Segundo dia doano novo passa-se com os familiais,o tercero dia é um festejo publico que participam todo o mundo,cada 11 de Janeiro do calendario luar há uma grande festa de ano novo em Jiuzhaigou.
   
 

Cargar água para o ano novo

     Na véspera do ano novo ,o povo tibetano tem como costume de trazer água do lago.Quando escuta-se a primera voz de galos,a gente da vila correm até a beia do lago,quemam o fumo e salpica a água,logo leva a água sagrada a casa.
   
 

Sangyan (Fumo puro)

     "Sang "é a sua traducção vocal,significa "puro"em tibetano.O Fumo puro é também chamado fumo perfume.Tem a sua origem na zona Ali de Tibet ,é uma tradição de mais de 3,000 anos ,usar Sangyan é uma cerimônia muito importante nas actividades religiosas.Usa-se para as orações e as testimoniais,os lugares nos que usa-se o Sangyansão as montanhas sagradas, as pagodas e os templos.
   "Sangyan "faz-se com as pequenas ramas e as folhas de ciprestes ,chama-se fumo de ciprestes.Para os tibetanos as coisas sujas limpam-se com Sangyan.Per exmplo,as casas novas ,as roupas novas até a gente que regresa do funeral,todo limpiam-se com o Sangyan .Também usão no casamento tibetano.
   
 

Afugentar aos demónios da casa na véspera do ano novo

     Para a gente de Jiuzhaigou ,todas as dificultades do ano pasado devem-se a maltad dos diabos, há que eliminiar-os da casa.O acto é o seguente : na tarde da véspera ,os homens recogem pedras do lago e levam-as á casa ,á noite,o chefe da casa comença a”rejeitar “e “golpear” os diabos desde o interor da casa para fora,ao mesmo tempo tira as pedras finalmente enterra-se a ultima pedra junto com uma aguja de ferro que simboliza aos diabos per abixo da pé da escada da entrada,assim termina o acto de correr os diabos da casa na véspera do ano novo.
   
 

Convindar o deus das montanhas

     No dia 15 do calendario luar,para recebero ano novo que vir, quase todas as vilas fazem-se grandes cerimônias de convindar o deus das montanhas.As duas meninasque fazem atarea da cerimônia,são elegidas pelo feiticeiro,Segundo estudos dos seus horoscopes do no.A cerimônia pode fazer-se na manha- ou na noite,o instrumento principal é uma rama de forma de "Y".Quando comenza a cerimônia,a gente de toda a vilaconcentram-se em frente do feiticeiro, as dos meninas oscilam a ramaque tomam,de não ser assim , significa que a invitação não está feita,há que repetir-a.A gente oram na cerimônia:" Deus das montanhas!caeram as rochas das montanhas ? se é assim,a rama gira hacia aesquerda,se não a- dereita.;Deus das montanhas!havrá fluxo das lamas mudflow nas montanhas?se é assim,a rama gira hacia aesquerda,se não a- dereita.;Deus das montanhas! Havra Jiuzhaigou bem clima no ano novo?se é assim,a rama gira hacia aesquerda,se não a- dereita.;Deus das montanhas! Havra Jiuzhaigou doenças no ano novo?se é assim,a rama gira hacia aesquerda,se não a- dereita.;Deus das montanhas! Os jovens de Jiuzhaigou encontram boas meninas?se é assim,a rama gira hacia aesquerda,se não a- dereita.Todas as preguntas estám relacionadas com as coisas da gente, com respecto a-s respostas,há gente que crêemm-as e também há gente que tratam-as como parte da cerimônia.
   
 

A Festival da festa de primavera

     Depois da cerimônia de invidar o deus da montanha,chega o ponto culminante da festapara o ano novo,a gente rodeiam-se , cantam e bailam até o dia seguente,o circulo formado tem o significado de forza e união,um ánimo que transmite-se de generação a- generação.
   
Copyright 2005 © Jiuzhai.com All Rights Reserved