HOME
Recursos biogenéticos
Lugares turísticos
Costumes Étnicas
Eventos importantes

Informacão Turística

Dez momentos românticos
        Costumes Etnicas
 
  Religião
   Os paisanos tibetanos de Jiuzhaigou crêem na religião Benbo. No século 2 a.c.,areligião Benbo de Tibet introduziu-se á zona Aba de Jiuzhaigou, mesclou-se com o feitisismo primitivo da zona.No século 6,a religião Benbo propagou-se pela região;no século 7 ,introduziu-se o Budismo Tibetano,que competía com a Benbo,pela popularidade ganada ,a religião Benbo não desapareciu,senão desenvolviu-se numa rama do Budismo Tibetano.Até o dia de hoje, no prefeito autónomo qiang-tibetano de Abaainda conservam 60 templos da religião Benbo.
   Do Budismo Tibetano.O Benbo tem a sua origem na zona Xiangxiong do antigo Tibet,o creador foi Danba Xinrao.Para a religião Benbo,todo tem o seu espírito,o seu mestre chama-se"Xingrao ",que significa o feiticeiro maior. O feiticeiro é o encargado em curar as doenças,encabeçar as cerimônias,é muito tradicional da religão tribul.
   
 

Longda

   A Longda é um producto da cerimônia da primitiva religião Benbo, é também um elemento muito importantes do Budismo Tibetano.As " Longdas "podem ser de papel ou de tela.Estam impressionadas com desenhos ou textos religiosos .Quando usam as " Longdas ",as de papel dispersam-se ,as de tela colgam-se nas pontes,nas monyanhas sagradas,ou nos " Yaze "
   Na socidade tibetana de hojé,a gente usam a" Longda " para pedir sortes e protecções de deus. As " Longda "estam imprentas com " refrãos reais de 6 palavras "ou "textos reais de 8 palavras",que simbolizam um poder mágico.
   
 

AsBandas religiosas

   As bandas religiosas ,chamada " Geda "pelos tibetanos de Jiuzhaigou ,que significa bandeira colgada na porta.Na época de Tufan ( ano 617-907),cada familia military colgava a bandeira na porta como uma Gloria.Com o passo de tempo,convertiram-se nas bandas religiosas. As Bandas religiosas são productos da mescla entre a culturaMizong e a cultura do centro de China.Segundo o seu uso ,as bandas tém distintos tamanos,podem ser metros ou muito longas,tém 5 cores,azul,branco,vermelho,verde e amarelo,que significam o céu , as nuvens,o fogo,a água e a terra. Segundo a teoria dos 5 elementos ,Madeira,ouro,fogo,água e terra,são os principais elementos do mundo,tudo formam-seper eles.A cor da banda está relacionada com o”caracter elemental” da pessoa que usa-a.A vida de um está vinculada com as combinações dos 5 elementos.Esta perfeita mescla da teoria dos 5 elementos e os textos de Mizong,é uma grande creacão do Budismo Tibetano.
   
 

Girar as latas dos textos

    Em Jiuzhaigou ,pode ver as latas girantes pelas todas partes.Têm distintos tamanos,as pequenas tomam-se com as mãos,usam-se en qualquer lugar,as grandes são fixasnos caminhos de girar latas dos templos.No interior das latas há textos ,cada giro significa orar 100 vezes o texto,assim aumenta também os méritos.Demais,emJiuzhaigouhá um tipo das "latas girantes pela água" ,trata-se das casinhas construidas sobre as correntes da água,as latas giram ás forzas das correntes.Demais disso,os creyentes podem girar rodeando um templo,uma pagoda,uma sala,uma montanha sagrada,etc. os giros fazem-se desde lado dereito,pode ser uma volta ou cem voltas até mil voltas, é também uma classe de “Girar as latas dos textos”. Girar as latas é uma forma de cerimônia práctica e do maior efecto , portantoé o acto religioso mais comum do Budismo Tibetano.Na zona turística de Jiuzhaigou,os turistas podem ver pilas de pedras ou de frechas talhadas com textos(armas de madeira),decoradas pelas bandas,esta é a " Pila Mani ",chamado " Yaze "na zona tibetana de Jiuzhaigou.O " Yaze "é um simbolo original da primitiva religião Bendo , não é parte do Budismo Tibetano,mas o Budismo Tibetano heredou a tradicão de construir" Yaze " para as cerimônias dos deus das montanhas.
   
  Pagoda Jiubao Lotus Puti (9 tesouros)
   No Budismo Tibetano,as pagodas clasificam-se em 2 tipos: as espirituais e as de Buda.As pagodas espirituais encontram-se nos templos,são construidas em ouro ou bronze,é ma forma do enterro dos budas vivos.As pagodas do Buda,levantam-se normalmente nos lugares como as entradas de vilas,a sua cor original deve ser branco.O nome da pagoda depende dos textos ,dos adornos,do estilo e dos instrumentos religiosos que encontram-se no interior da pagoda.Se são grupos de pagodas,normalmente levam um nome composto pelos textos que contêm.,a " Pagoda Jiubao Lotus Puti (9 tesouros)"na vila Shuzheng de Jiuzhaigou é um nome composto .
Copyright 2005 © Jiuzhai.com All Rights Reserved